Ilhéus-BA, Brasil, 2018
/Projeto Industrial
As Estações de Fermentação do cacau Conduru foram projetadas para garantir o controle de temperatura e umidade, cruciais para a qualidade das amêndoas. De lá, os grãos são enviados para as próximas etapas de produção até chegarem às lojas Dengo em todo Brasil e exterior. O projeto foi implantado em uma clareira cercada pela Mata Atlântica, evitando o desmatamento e aproveitando a sombra natural das árvores, essencial para os cacaueiros.
Inspirado na técnica de cultivo "cabruca", o layout modular organiza os blocos ao longo de uma rota coberta, integrando-se ao entorno. A escolha de materiais, como a madeira e cores que remetem ao cacau, reforça o diálogo com a paisagem, promovendo uma arquitetura sustentável e respeitosa com o ecossistema enquanto dialoga com a identidade visual da Dengo.
Marcando a preocupação da marca por estar presente em todas as etapas de produção do chocolate, o projeto se destaca pela funcionalidade. A disposição alternada dos blocos garante ventilação cruzada e facilita o fluxo de trabalho, essencial para o processo de fermentação. A circulação coberta também protege o cacau de intempéries durante o transporte entre as estações, otimizando o controle das condições climáticas e garantindo a eficiência do processamento do cacau, refletindo um equilíbrio entre tradição e inovação.
Ficha Técnica
Uso: comercial/industrial
Ano: 2017-2018
Arquitetos responsáveis: Matheus Farah e Manoel Maia
Equipe de projeto: Matheus Aleixo
Área construída: 690,00m²
Localização: Ilhéus-BA, Brasil