SÃO PAULO, 2020
/Projeto Residencial
A Casa Ibsen proporciona flexibilidade e conforto ao integrar áreas internas e externas. O projeto é marcado pela ausência quase completa de paredes fixas, substituídas por jardins verticais e amplos painéis de correr, que permitem a adaptação dos espaços, oferecendo, ao mesmo tempo, um cenário para encontros e um refúgio de tranquilidade. Da planta funcional e integrada, emerge uma experiência fluida, onde o interior e o exterior se misturam sem perder a atmosfera de intimidade.
A piscina é o ponto central do projeto, visível de praticamente todos os cômodos. As aberturas do piso ao teto, acompanhadas por painéis de madeira ripada deslizantes na suíte principal e no bloco social, ora dividem e ora conectam os espaços, criando resguardos com dinamismo e elegância.
No nível térreo, a residência conta com solarium e paisagismo tropical, enquanto os ambientes de estar e jantar podem ser integrados à área externa, maximizando a ventilação e iluminação naturais.
A residência dispõe de escritório, revestido em madeira que se abre para as salas térreas, e de um rooftop ajardinado equipado com jacuzzi, chaises e mesa de jantar, de onde se pode apreciar a vista do entorno, reforçando o diálogo entre a casa e a paisagem urbana.
O subsolo abriga a área mais reservada da residência, chamada de redroom, um ambiente com iluminação especial, tratamento acústico e vista para o fundo da piscina, onde neons vermelhos contrastam com o restante da casa. Há também área fitness e a garagem.
Ficha Técnica
Uso: Residencial
Ano: 2020
Arquitetos Responsáveis: Matheus Farah e Manoel Maia
Equipe de Projeto: Fernanda Miguel, Pedro Benatti
Fotos: Fran Parente
Área do Terreno: 1.320,00m²
Área Construída: 1.280,00 m²
Localização: São Paulo - SP, Brasil