SÃO PAULO, 2020
/ Projeto Comercial
O projeto da Fábrica da Dengo marca o avanço no uso da madeira engenheirada no Brasil. Localizado na Av. Faria Lima, é o primeiro e mais alto edifício em madeira maciça de grande porte no país, destacando-se por sua sustentabilidade e inovação construtiva.
Construído com lajes em madeira CLT (Cross Laminated Timber / Madeira Lamelada Colada Cruzada), o prédio de quatro pavimentos revela o potencial de um material que reduz custos, acelera prazos e combate o desperdício. O interior do edifício prioriza iluminação e ventilação naturais, com bancadas e mobiliário de madeira. A entrada da loja, com um jardim frontal que amplia a calçada, e o uso de cacos cerâmicos vermelhos no piso, recuperados de antigas residências paulistanas, reforçam o caráter artesanal do projeto.
O conceito da Dengo, de controlar todas as etapas produtivas do cacau, desde a plantação até a transformação em chocolate (bean to bar), se reflete na arquitetura, que busca proporcionar uma imersão no universo do chocolate. Com paredes de vidro, que revelam o interior e conectam o edifício à cidade, e vegetação que se expande verticalmente, o prédio dialoga diretamente com os valores da marca. A experiência do cliente é completada pela presença de um maquinário restaurado dos anos 1940, que exibe o processo de refino do cacau, integrando história e produção em um só espaço.
Ficha Técnica
Uso: Comercial
Ano: 2020
Arquitetos Responsáveis: Matheus Farah e Manoel Maia
Equipe de projeto: Polímnia Garro, Andreia Oshiro, Fernanda Miguel, Rafhael Silva, Pedro Benatti, Matheus Aleixo, Alex Pataro, Henrique Costa e Isabella Rosa
Fotos: Fran Parente
Área do Terreno: 800,00 m²
Área Construída: 1.500,00 m²
Localização: São Paulo - SP, Brasil