SÃO PAULO, 2024
/Projeto Residencial
O projeto, localizado em uma das áreas mais valorizadas dos Jardins, em São Paulo, tem como premissa trazer o verde da Mata Atlântica para o ambiente urbano. O Melo Alves 645 combina fachada texturizada a pedras naturais e brises de alumínio amadeirados. Estes são complementados por floreiras que se alargam a partir do sexto pavimento. O recurso cria uma marquise acolhedora, oferecendo abrigo aos pedestres que entram no edifício ou que usufruem do espaço comercial na fachada ativa, posicionada lateralmente.
Com suas texturas e formas, o volume gera um dinamismo visual que dialoga com o bairro, refletido na fluidez que permeia todo o projeto. A curadoria de obras de arte permite que o hall de entrada se assemelhe a uma galeria, com obras de artistas contemporâneos como Ana Mazzei, Felipe Cohen e Renato Rios, sob seleção de Cris Candeloro. A arte torna a relação entre a arquitetura e a cidade mais viva ao mesmo tempo em que contrasta com a opacidade da alvenaria em tom creme e a translucidez do vidro fosco, um filtro para a luminosidade natural.
Nos pavimentos inferiores, o edifício abriga unidades não-residenciais e studios, enquanto os andares superiores, que oferecem vistas privilegiadas para os Jardins, são dedicados aos apartamentos, com metragens que variam entre 134m² e 394m². O projeto permite diversas configurações das salas íntimas, suítes e banheiros, além de uma dependência que pode ser adaptada para closet, escritório ou lavanderia.
As áreas de lazer são distribuídas entre o térreo e o último pavimento, incluindo uma academia, playground, bicicletário e uma piscina no rooftop, para relaxamento e convivência com vista para a cidade.
Ficha Técnica
Uso: Residencial
Ano: 2021-20233
Arquitetos Responsáveis: Matheus Farah e Manoel Maia
Imagens: Black Haus
Área do Terreno: 1.587,87m²
Área Construída: 15.449,77m²
Localização: São Paulo-SP, Brasil